quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Educação digital na escola: uma realidade a caminho

Por José Carlos Ribeiro dos Santos

            A interação dos povos com as tecnologias disponíveis no mercado constitui-se, hoje, uma necessidade básica, haja vista a exigência de conhecimentos que possibilitem aos homens e mulheres as condições necessárias para o desempenho de suas habilidades profissionais e, sobretudo, para o exercício da cidadania plena. Os caminhos para o alcance dessas condições começam a se delinear em nosso país através da implementação do Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo.
           
            De acordo com dados do Ministério da Educação, o Proinfo pretende promover o uso pedagógico de Tecnologias de Informática e Comunicações (TICs) na rede pública de ensino fundamental e médio. Tal promoção ocorreria através da instalação de ambientes tecnológicos nas escolas, da formação continuada de professores e de outros agentes educacionais para o uso pedagógico das TICs e da disponibilização de conteúdos e recursos educacionais necessários ao pleno acesso e utilização dessas tecnologias.

            Constata-se a existência de laboratórios do Proinfo em parte das escolas da Rede Municipal de Ensino de Campo Formoso – BA e, nesse texto, descreveremos as condições gerais que se apresenta o laboratório instalado na Escola Ulisses Gonçalves da Silva do Povoado de Caraíbas.

            Os equipamentos instalados naquele colégio conferem com as descrições do programa apresentadas pelo Ministério da Educação, e possibilitariam a execução das atividades atinentes ao programa na escola.

Entretanto, a infraestrutura elétrica da unidade escolar não comporta o funcionamento dos equipamentos disponibilizados e impede a realização de qualquer atividade no laboratório que se encontra inativo.

Os organismos internos da escola já discutiram o problema e solicitaram providências aos órgãos competentes através da administração escolar, ainda sem lograr êxito, fato que mantém estudantes e professores ansiosos e ao mesmo tempo preocupados.

Outra preocupação é a ausência de suporte para a instalação de internet. Sabe-se que a instalação de computadores sem a previsão da instalação dessa ferramenta inviabiliza as principais atividades que poderiam ser realizadas naquele espaço, considerando as necessidades dos dias atuais. Ainda não está claro como foi possível a instalação do referido kit tecnológico no Colégio Dr. Ulisses Gonçalves da Silva sem, aparentemente, indicar as condições para instalação da internet, condição prévia para a liberação daquele instrumento para as escolas urbanas e rurais, conforme estabelece o Edital de Chamada Pública do Ministério da Educação, nº 01/2006.

Uma alternativa seria ampliar a parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, através da DIREC 28, visando analisar a viabilidade técnica de se estender ao ProInfo o sistema de internet instalado no colégio para atender o ensino tecnológico.

As TICs são uma realidade a caminho, e representam importante ferramenta ao alcance da sociedade às formas de relacionamento que tornam cada vez mais presentes no dia a dia de todos os povos.

Considerando que os resultados esperados com o uso das Tecnologias de Informática e Comunicações – TICs são bastante elevados, torna-se necessária a realização de esforço conjunto de todos os agentes sociais e políticos visando a adoção de todas as medidas possíveis para garantir, de fato, à escola e aos estudantes o usufruto satisfatório dos benefícios preconizados pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo e o alcance de seus objetivos.


Setembro de 2010

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