Programa Nacional de Tecnologia Educacional - ProInfo
Curso Introduzindo a Educação Digital na Escola
Campo Formoso - Bahia
CONSTRUINDO
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
ATRAVÉS DAS NOVAS TICs:
R e s s i g n i f i c a n d o o s a b e r , f o r t a l e c e n d o a c i d a d a n i a
Por:
José Carlos Ribeiro dos Santos
Ana Lúcia Oliveira Araújo
Rúbia Maria de Sousa Silva
Apresentação
O Colégio Dr. Ulisses Gonçalves da Silva é uma unidade de ensino público vinculada ao Município de Campo Formoso, criada com o intuito de oferecer vagas de ensino a estudantes do Ensino Fundamental 1 e 2 moradores do Povoado de Caraíbas e localidades circunvizinhas. Possui capacidade física para atender 360 alunos distribuídos nos turnos matutino, vespertino e noturno. Atualmente atende cerca de 250 estudantes.
O colégio possui um Laboratório de Informática contendo os equipamentos descritos no kit disponibilizado pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo, que, de acordo o Ministério da Educação tem o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica. Para o MEC, os municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias. Este laboratório, contudo, se encontra desativado por que a infraestrutura elétrica da unidade escolar não comporta o perfeito funcionamento dos equipamentos disponibilizados pelo referido programa e impede a execução das atividades possíveis e o atendimento à clientela vinculada ao colégio, inclusive a comunidade.
O funcionamento do laboratório e o atendimento aos estudantes dependem, essencialmente, da instalação de uma rede elétrica que atenda aos parâmetros de segurança descritos no módulo do programa, da instalação da rede de conexão com a internet e da estruturação do modelo que propiciará o atendimento às atividades a serem desenvolvidas com e pelos estudantes. Assim, a aquisição dos materiais necessários à instalação da rede elétrica através da Prefeitura de Campo Formoso,, a autorização do Estado, através da DIREC 28 para a extensão da rede de conexão com a internet ao laboratório de informática, além da contratação dos serviços que viabilizem a realização dessas atividades, e a elaboração do modelo de atendimento aos estudantes no laboratório de informática constituem-se no objeto desse projeto.
O alcance desses objetivos se dará mediante a mobilização dos corpos docente e discente da escola, além dos pais e organizações da comunidade, que envidarão todos os esforços necessários para dialogar com o poder público municipal e viabilizar a adequação devida da rede elétrica do Colégio Dr. Ulisses Gonçalves às necessidades de funcionamento dos equipamentos, buscar autorização da DIREC 28 garantir a viabilização da extensão da rede de internet a partir da base já instalada na unidade escolar e que atende ao Ensino Médio Tecnológico e, finalmente, fazendo-se a partir da direção escolar, a montagem da estrutura de atendimento a aproximadamente 250 alunos que estudam naquela unidade escolar e dê suporte às demais atividades docentes.
É preciso considerar que a construção de aprendizagem significativa através das TICs, a conseqüente ressignificação dos saberes e o fortalecimento da cidadania somente é possível com a oferta de infraestrutura e espaço digno para esse feito.
Justificativa
O acesso aos instrumentos tecnológicos – especialmente ao computador conectado à internet - ainda é um desafio para a maior parte da sociedade brasileira, especialmente aquela parcela que não dispõe das condições necessárias à aquisição de um computador ou para a instalação e manutenção de provedores de acesso à rede mundial de computadores. Entretanto é evidente a forte presença desse instrumento, ofertada através de lan houses, mas a qualidade daquilo que se pesquisa nesses espaços é bastante discutível, haja vista a ausência de orientação aos iniciantes no uso da mesma, principalmente da internet.
Percebe-se um esforço significativo dos governos para socializar o uso desse instrumento. Nesse contexto, reconhece-se que a instalação das TICs e a oferta de qualificação aos profissionais da educação é parte desse processo. Entretanto, as precárias condições em que os equipamentos do Proinfo foram disponibilizados no Colégio Dr. Ulisses Gonçalves da Silva, não permitem ainda a sua efetiva utilização, impedindo, portanto, que os objetivos previstos na implementação do programa sejam atingidos. Além de a rede elétrica do citado colégio não oferecer a quantidade de energia exigida para o perfeito funcionamento dos equipamentos ali instalados, não existe previsão para instalação da rede de conectividade com a internet, requisitos elementares e primordiais para a efetiva ação e inserção da escola no contexto da utilização do laboratório de informática.
Sem a resolução dos problemas elencados acima, cerca de 360 (trezentos e sessenta) alunos do Colégio Dr. Ulisses Gonçalves da Silva e alunos das escolas municipais José Joaquim de Santana, Antonio Carlos Magalhães e da Creche Sorriso Infantil terão imensa dificuldade de se integrarem ao mundo virtual e, consequentemente, aos elementos hoje indispensáveis ao alcance da cidadania plena. Ressalte-se que a maioria dos moradores do Povoado de Caraíbas é considerada pelos órgãos oficiais como população de baixa renda, não possuindo, portanto, acesso a computadores e, consequentemente, à internet.
Considerando que apesar das manifestações da escola frente às autoridades competentes ainda não produziram os resultados esperados, a ação planejada e conjunta dos atores envolvidos no processo de educar – escola e comunidade – poderá não só resultar em um processo educativo por garantir conhecimentos acerca dos procedimentos necessários ao alcance da aplicação das políticas públicas, mas por poder resultar na efetiva resolução do problema ora apresentado, situações que justificam a apresentação do presente projeto.
Objetivo geral
Viabilizar a utilização plena das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs pelo Colégio Dr. Ulisses Gonçalves da Silva a serviço dos seus trabalhadores e dos estudantes.
Objetivos específicos
· Reconhecer o Proinfo como instrumento de inserção da escola e da comunidade à informação digital, garantindo o pleno acesso de seus membros às mais diferentes informações, interpretando-as, modificando-as e construindo outras.
· Aprender a elaborar cartas e ofícios.
· Viabilizar através da Prefeitura Municipal de Campo Formoso a adequação da rede elétrica do Colégio Dr. Ulisses Gonçalves da Silva à necessidade de consumo dos equipamentos instalados no Proinfo.
· Possibilitar a instalação dos equipamentos que permitam a conectividade com a rede mundial de computadores.
· Organizar a estrutura humana para atendimento das atividades possíveis a serem desenvolvidas no contexto de uso das TICs no Colégio Dr. Ulisses Gonçalves da Silva.
Procedimentos
Para alcançar os objetivos descritos acima serão realizadas as seguintes atividades:
Etapa 1:
- Divulgação do Proinfo na escola através da apresentação de vídeos e textos disponíveis.
- Observação dos equipamentos instalados no colégio e da situação do espaço, analisando-se os percalços que inviabilizam a sua utilização.
- Planejamento das atividades a serem desenvolvidas na escola para solucionar os problemas identificados.
Etapa 2:
- Orientação sobre a elaboração de documentos às autoridades, solicitando providências quanto aos problemas identificados,
- Elaboração de ofício aos setores competentes.
Etapa 3:
- Encaminhamento dos ofícios elaborados à Prefeitura de Campo Formoso e, se for o caso, à Direc 28.
- Agendamento de reunião com os responsáveis pela implementação do Proinfo em Campo Formoso, se for o caso.
- Acompanhamento da evolução das negociações e/ou realização dos serviços previstos.
Etapa 4:
- Formação da equipe de atendimento aos interessados com direito objetivo de utilizar o Proinfo.
Resultados do projeto
Ao final da execução do presente projeto, o espaço do Colégio Dr. Ulisses Gonçalves da Silva onde estão instalados os equipamentos do ProInfo deverá estar com a sua capacidade efetiva de funcionamento. A equipe funcional, inclusive, se encontrará apta para oferecer aos estudantes a oportunidade de usufruir dos benefícios das TICs, como preconiza o Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo.
Avaliação
O alcance dos objetivos previstos neste projeto depende, evidentemente, do acompanhamento e avaliação dos agentes envolvidos. Nesse sentido, fica o Conselho Administrativo da Unidade Executora e o Conselho de Professores do Colégio Dr. Ulisses Gonçalves da Silva responsáveis pelo acompanhamento da execução das atividades previstas nesse projeto. Estes deverão divulgar os resultados dos trabalhos desenvolvidos no Mural do colégio, podendo este material ser utilizado pelos professores como instrumento de ensino/aprendizagem em suas aulas.
REFERÊNCIAS
http://portal.mec.gov.br/, acesso em 19 de outubro de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário